Medicina Fetal

Especialidades

Medicina Fetal

A medicina fetal é uma especialidade que tem como foco principal o feto. Tratando o feto como paciente, ainda dentro do útero, podemos antecipar o diagnóstico e tratamento de uma série de doenças e, conforme for, determinar maneiras de se tratar certas patologias ou complicações ainda dentro do útero, seja com medicamentos ou através de procedimentos invasivos como as cirurgias fetais.

Dra. Bianca Salvato

CRM 52.79396-5

Graduada em Medicina pela UNESA em 2006. Residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pela PUC/Santa Casa de Misericórdia. Pós-graduada em Medicina Fetal pela Maternidade Perinatal/Estácio de Sá. Médica associada da Sociedade Internacional de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia (ISUOG) e da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS).

Dra. Erica Stein

CRM 52.87069-2

Graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense em 2009 tendo desenvolvido projetos de pesquisa como bolsista na área de obstetrícia junto ao Cnpq e Faperj. Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2013. Título em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO em 2013. Estágio em Medicina Fetal no Hospital Necker Enfants Malades, Paris, França. Pós-graduada em Medicina Fetal pela clínica Perinatal/Estácio de Sá em 2015. Pós-graduada em Medicina Fetal pela Universidade de Barcelona, Espanha em 2020.

Medinica Fetal

O fetólogo

O fetólogo, que é o médico especialista nessa área, utilizando como instrumento de trabalho o ultrassom, acompanha as diferentes etapas da vida intra-uterina, monitorando e avaliando o desenvolvimento do feto desde as primeiras semanas até o nascimento, diagnosticando e acompanhando as patologias fetais, e nesse caso, fazendo o aconselhamento para os casais sobre a situação atual de seu filho e sobre as maneiras de aprimorarmos o diagnóstico através de outros exames mais específicos, como procedimentos invasivos (amniocentese e biópsia de vilo corial por exemplo) e testes genéticos não invasivos no sangue materno.