Tratamentos

Conheça os Nossos Tratamentos

Tratamentos

Existem diversos tratamentos que podem ser feitos para que você consiga realizar o sonho de ser mãe. Confira abaixo os tratamentos realizados na Clínica ParaSer.
Os tratamentos na Clínica ParaSer
Reprodução Humana

Tratamentos

Reproduzir vídeo
Inseminação Artificial

Também conhecida como Inseminação Intrauterina (IIU), consiste na colocação de uma amostra de esperma, preparada previamente no laboratório, no interior do útero materno a fim de aumentar o potencial de fecundação dos espermatozoides. Com este procedimento é possível sincronizar o melhor momento para o encontro dos gametas masculinos com o óvulo. Para que o tratamento de inseminação tenha êxito é necessário que, pelo menos, uma das trompas seja permeável e que o sêmen do homem contenha uma concentração mínima de espermatozoides móveis que permita considerar esta técnica como uma opção viável de tratamento da infertilidade.

 

Na Inseminação Artificial, o apoio médico consiste em acompanhar o desenvolvimento do óvulo através de ultrassonografias e coletar o sêmen para prepará-lo e introduzi-lo através do colo uterino no momento exato em que o óvulo está pronto para ser fecundado, aumentando as chances de gravidez natural do casal.

Reproduzir vídeo
Fertilização in Vitro / ICSI

A Fertilização in vitro (FIV) é a técnica mais avançada de Reprodução Assistida. A fecundação do óvulo pelo espermatozoide ocorre fora do corpo, formando o embrião, que pode ser transferido ao útero da paciente com o objetivo de que a implantação embrionária aconteça e a gestação evolua. O passo a passo consiste em: estimulação ovariana, coleta de óvulos, fertilização in vitro propriamente dita, desenvolvimento embrionário e transferência embrionária.

Doação / Recepção de Óvulos

A doação de óvulos ocorre quando uma mulher cede alguns de seus óvulos para que eles sejam fecundados em laboratório e colocados no útero de outra mulher. No Brasil, esta doação acontece de forma anônima e a mulher que carregou o bebê (receptora) é considerada sua mãe, não a doadora. Estão aptas para doar óvulos mulheres entre 18 e 35 anos com histórico genético saudável e que não possuam doenças transmissíveis.

Entre em contato para saber dos nossos descontos para doadoras de óvulos compartilhada no tratamento da FIV.

Congelamento de Óvulos

Algumas mulheres desejam se tornar mães, mas preferem postergar esse momento. Como a infertilidade e a possibilidade de ter uma gravidez de risco são mais comuns com o avançar da idade, elas podem recorrer ao congelamento de óvulos. O procedimento, indicado também para quem deve retirar os ovários por causa de alguma doença, tem sido cada vez mais procurado nas clínicas brasileiras.
O congelamento deve ser feito, preferencialmente, até os 35 anos de idade, idade limite para termos uma boa qualidade e quantidade de óvulos. Porém isso não é uma regra. Qualquer mulher em qualquer idade pode congelar óvulos, mas elas devem ser informadas que, quanto mais avançada é a idade, mais óvulos serão necessários para compensar a qualidade.

Investigação de Infertilidade

Inicialmente, vale a pena ressaltar que a chance de um casal engravidar naturalmente é, em média, 20% ao mês. Assim, é comum haver um tempo entre o início das tentativas e a gravidez. Mas, a partir de 1 ano sem conseguir, o casal já deve começar a se preocupar com a demora. Apesar de parecer raro, este problema atinge cerca de 15% dos casais. A dificuldade pode ser maior quando a mulher tem mais de 35 anos. Neste caso, o casal deve procurar ajuda médica após 6 meses sem conseguir engravidar.

Diagnóstico Pré-Implantacional

O Teste DGP (Diagnóstico Genético Pré-Implantacional) e o Teste Genético Pré-implantacional para Aneuploidias (PGT-A) são os estudos realizados para comprovar a saúde genética dos embriões, tanto com relação às doenças hereditárias (PGD), quanto para descartar alterações cromossômicas não hereditárias, que podem inviabilizar o desenvolvimento do embrião ou provocar doenças genéticas como a Síndrome de Down (DGP-A). O diagnóstico de alterações genéticas e cromossômicas nos embriões é realizado antes da sua implantação no útero materno e, portanto, antes da gravidez. Esta técnica de reprodução humana assistida requer sempre um tratamento de Fertilização in Vitro (FIV), pois é necessário dispor dos embriões no laboratório para realizar a análise.

Coito Programado

Essa ação, nada mais é do que uma forma de estimular a fertilidade da mulher por meio do uso de medicamentos específicos. Com essa estimulação de fertilização, o casal precisa manter relações sexuais dentro de uma janela de tempo considerada “ótima”, o que aumenta as chances de fecundação do óvulo e, portanto, de gravidez. É um dos métodos de fertilização mais antigos que existem e sua taxa de sucesso depende da idade da mulher, das condições hormonais e de saúde, da atividade ovariana e da causa da infertilidade.
Geralmente, é primeira escolha para os casais com exames normais sem nunca haverem feito qualquer tipo de tratamento.

Útero de Substituição

A fertilização com o útero de substituição ou doação temporária do útero é indicada para aquelas pacientes que não possuem o útero ou porque o retiraram cirurgicamente. Também é indicada para aquelas mulheres que possuem o útero, mas tem alguma alteração muito importante na cavidade uterina, que acaba atrapalhando a implantação e o desenvolvimento embrionário. O tratamento consiste na realização de uma fertilização in vitro com a formação de embriões. Os embriões são então, transferidos para o útero de uma outra mulher (doadora temporária do útero). As doadoras temporárias do útero devem pertencer à família de um dos parceiros, em um parentesco consanguíneo até o 4º grau (mãe, irmã, avó, tia e prima), respeitando a idade limite de até 50 anos. Quando a doadora temporária do útero não preencher esses critérios de parentesco, é necessário ter uma autorização especial do Conselho Regional de Medicina. Esse processo não poderá ter caráter lucrativo ou comercial.

Banco de Semen

É popularmente conhecido como uma das melhores alternativas para ajudar mulheres e casais a realizarem o sonho de ter um filho. Geralmente, o banco de sêmen também é indicado para homens que se submetem a situações nas quais sua capacidade reprodutiva pode ser colocada em risco. É o caso de pacientes que iniciam tratamentos médicos que possam provocar infertilidade, como quimioterapia e cirurgias.

Extração de Espermatozoides

Existem inúmeras maneiras de coletar o esperma de um homem com a produção normal de espermatozoides e um bloqueio. O mais simples e mais econômico é a aspiração de esperma, realizado com anestesia local e demora cerca de dez minutos. A coleta de esperma de um homem com um problema testicular é muito mais difícil e pode, muitas vezes, levar várias horas. O procedimento ideal, extração de esperma com Microdissecção Testicular, é realizado com o auxílio de um microscópio cirúrgico, aumentando as chances de encontrar o esperma, e a quantidade de tecido retirada do testículo pode ser minimizada.

Câncer e o Congelamento de Óvulos

O processo de congelamento dos óvulos é um processo simples e seguro, além de rápido, durando em média 12 dias, o que não representa prejuízo importante para o início do tratamento do câncer. O início do estímulo não depende da menstruação, ele pode ser feito em qualquer fase do ciclo, na qual denominamos Random Start. Isso significa uma maior rapidez no processo de congelamento de óvulos liberando a paciente mais rápido para o início da quimioterapia ou de qualquer outro tratamento do câncer.

 

Dependendo das condições financeiras, nossa clínica oferece um desconto especial para essas pacientes pois entendemos a dor que elas sentem quando descobrem esse diagnóstico, e manter vivo o sonho da maternidade através do congelamento de óvulos é o que podemos oferecer para amenizar essa dor.

Mini-FIV